PROBLEMAS HUMANOS!?! SOLUÇÕES DIVINAS!

Tempos difíceis! Problemas angustiantes que permeiam a sociedade e, por conseguinte afetam as escolas.
As mudanças velozes que estão ocorrendo no mundo globalizado, a rebeldia juvenil, os vícios, a sensualidade, o amor ao dinheiro. O narcisismo, irracionalismo, misticismo, relativismo, pluralismo, satanismo e outros ismos.
Na pós-modernidade ou na modernidade líquida, tudo é volátil, as relações humanas não são mais tangíveis e a vida em conjunto, familiar, de casais, de grupos de amigos, de afinidades políticas e assim por diante, tem perdido a consistência e a estabilidade.                  O falso progresso, pois o crescimento das desigualdades e a destruição ambiental mostram que as propostas de bem-aventurança e prosperidade do projeto moderno, atingidas pelo desenvolvimento técnico e científico, foram incapazes de se cumprir plenamente.
O homem se converte em mero agente da lei do valor. Essa racionalização destrói a relação direta entre os indivíduos: o contato direto é o das mercadorias, mediado pelo homem. E como afirma Luiz Saião: ‘O homem é transformado e reduzido a estatuto do coisa’3.
As Mudanças sociológicas do nosso tempo: - A confusão religiosa; O Impacto da mídia e da globalização; A Cultura da imagem e os seus valores: felicidade, riqueza e juventude; A aceleração da história: - Conflito entre gerações; Alienação e passividade; O Consumismo como fonte de valoração; A Incerteza social e econômica; O Envelhecimento da população;
A Família em crise: - Os modelos variados, rejeição do autoritarismo; O Misticismo desenfreado; O Pansexualismo e erotização; A Tensão entre perspectivas absolutas e movimentos extremistas; A Urbanização e a Migração.
Toda essa gama de coisas na cultura pós-moderna interfere profundamente na cognição e na constituição da subjetividade: produz-se assim “tipos de pessoas” que incorporam em seu cotidiano a substituição da realidade pelo espetáculo.
A inexistência de valores e o abandono das normas traçadas por Deus, desde o princípio, tem sido a causa do colapso moral da juventude e, por conseguinte da sociedade.
A Capelania Escolar busca, na intimidade com Deus e na santidade da Palavra, ajudar os indivíduos a enfrentarem mais eficazmente os problemas da vida; promovendo encorajamento e fortalecimento do “homem interior”, a fim de encontrar soluções divinas para problemas tão humanos, gerados pelo pecado. 

PARA LER E PENSAR

É UMA QUESTÃO DE OLHAR

“Estou em pé em minha mesa, para me lembrar de que devemos constantemente olhar as coisas de uma forma diferente. Sabe, o mundo parece muito diferente visto daqui.

Quando vocês pensam que conhecem uma coisa, devem olhá-la de outra maneira, mesmo que isto pareça tolo ou errado.

Ao ler, não considerem apenas o que o autor pensa, mas também o que vocês pensam. Rapazes, vocês precisam se esforçar para achar sua própria voz, porque quanto mais esperarem para começar, menor será a probabilidade de achá-la. Thoreau disse:‘A maioria dos homens leva vidas de desespero silencioso’. Não se resignem com isso. Rompam!!!

Não andem por aí como pequenos roedores... Olhem à sua volta! Tenham ousadia para investigar e achar novos territórios”.

Discurso de Robin Willians como Prof. Keating,no Filme:

A Sociedade dos poetas Mortos