PREFACIANDO A CAPELANIA ESCOLAR

Por onde devemos começar nossas reflexões sobre a Capelania escolar? 
Perguntando sobre qual a principal função do capelão? 
Ou perguntando sobre como o conteúdo da Capelania Escolar é organizado? 
Certamente que, respostas a essas e outras perguntas são relevantes e serão dadas em tempo oportuno.
Em seu livro Filosofia para Jovens, Maria Luiza Silveira Teles, considera que, o homem, enquanto realidade bio-psico-social, já é uma assertiva aceita, e que devemos, contudo, acrescentar a dimensão espiritual, se não, jamais teremos o homem integral. 
Prefaciando a Capelania escolar declaramos que ela se interessa pela vida integral do Ser humano, e isso abrange a geração da vida eterna dentro da personalidade humana, em direção à semelhança com o Deus que a dá. 
A Capelania dirige sua atenção para o desenvolvimento de toda a realidade humana, refletindo com perfeição cada vez maior a personalidade de Jesus Cristo, nosso maior exemplo de Mestre, servo e Senhor.
Aconselhar, edificar (construir), fortalecer, encorajar, ministrar, instruir, santificar (através da palavra da verdade) são verbos comumente conjugados na prática da Capelania Escolar.
Nesta época em que os alicerces familiares e as bases da educação têm sofrido abalos contundentes. Cremos que a contribuição da Capelania Escolar é significativa no que tange a possibilitar o homem uma exteriorização cada vez mais adequada do seu caráter.
Esse trabalho está destinado a demonstrar com simplicidade, como a Capelania Escolar, através da pessoa do Capelão Escolar pode trazer benefícios eternos para a comunidade escolar.

PARA LER E PENSAR

É UMA QUESTÃO DE OLHAR

“Estou em pé em minha mesa, para me lembrar de que devemos constantemente olhar as coisas de uma forma diferente. Sabe, o mundo parece muito diferente visto daqui.

Quando vocês pensam que conhecem uma coisa, devem olhá-la de outra maneira, mesmo que isto pareça tolo ou errado.

Ao ler, não considerem apenas o que o autor pensa, mas também o que vocês pensam. Rapazes, vocês precisam se esforçar para achar sua própria voz, porque quanto mais esperarem para começar, menor será a probabilidade de achá-la. Thoreau disse:‘A maioria dos homens leva vidas de desespero silencioso’. Não se resignem com isso. Rompam!!!

Não andem por aí como pequenos roedores... Olhem à sua volta! Tenham ousadia para investigar e achar novos territórios”.

Discurso de Robin Willians como Prof. Keating,no Filme:

A Sociedade dos poetas Mortos