PROFESSORES FASCINANTES, CHEIOS DE SENSIBILIDADE

Bons professores possuem metodologia,
professores fascinantes possuem sensibilidade.
Este hábito dos professores fascinantes contribui para desenvolver: autoestima, estabilidade, tranquilidade, capacidade de contemplação do belo, de perdoar, de fazer amigos, de socializar.

Bons professores falam com a voz, professores fascinantes falam com os olhos. Bons professores são didáticos, professores fascinantes vão além. Possuem sensibilidade para falar ao coração dos seus alunos.

Seja um professor fascinante. Fale com uma voz que expresse emoção. Mude de tonalidade enquanto fala. Assim, você cativará a emoção, estimulará a concentração e aliviará a SPA dos seus alunos. Eles desacelerarão seus pensamentos e viajarão no mundo das suas idéias.
Um fascinante professor de matemática, química ou línguas é alguém capaz de conduzir seus alunos numa viagem sem sair do lugar. Toda vez que dou uma conferência, procuro fazer com que meus ouvintes viajem, reflitam sobre a vida, caminhem dentro de si mesmos, saiam do lugar-comum. Um professor fascinante é mestre da sensibilidade.
Um professor fascinante é mestre da sensibilidade.
Ele sabe proteger a emoção nos focos de tensão. O que significa isso? Significa não deixar que a agressividade e as atitudes impensadas dos seus alunos roubem sua tranquilidade. Entendem que os fracos excluem, os fortes acolhem, os fracos condenam, os fortes compreendem. Ele procura acolher seus alunos e compreendê-los, mesmo os mais difíceis.
Enxergue o mundo com os olhos de uma águia. Veja por vários ângulos a educação. Entenda que somos criadores e vítimas do sistema social que valoriza o ter e não o ser, a estética e não o conteúdo, o consumo e não as idéias. No que depender de nós, devemos dar nossa parcela de contribuição para gerar uma humanidade mais saudável.
Não esqueça que você não é apenas um pilar da escola clássica, mas um pilar da escola da vida. Tenha consciência de que os computadores podem gerar gigantes na ciência, mas crianças na maturidade.
Os educadores, apesar das suas dificuldades, são insubstituíveis, porque a gentileza, a solidariedade, a tolerância, a inclusão, os sentimentos altruístas, enfim, todas as áreas da sensibilidade não podem ser ensinadas por máquinas, e sim por seres humanos.
___________
Extraído: Cury, Augusto. Pais Brilhantes, Professores Fascinantes, p.64 e 65.

O QUE É CAPELANIA ESCOLAR

  A Capelania escolar se  interessa pela vida integral
 do Ser humano, e isso abrange  a geração da vida
 eterna dentro da personalidade humana,                         
 em direção à semelhança com o Deus que a dá.
 A Capelania dirige sua atenção para o desenvolvimento  de toda a realidade humana, para que possa refletir com perfeição  cada vez maior a personalidade de Jesus Cristo, nosso maior exemplo de Mestre, servo e Senhor.

Amar, Aconselhar, edificar , fortalecer, encorajar, ministrar, instruir, orar, orientar, santificar (na palavra da verdade)  são verbos comumente conjugados na prática da tarefa da Capelania Escolar.

Nesta época em que os alicerces familiares e as bases da educação têm    sofrido abalos contundentes. Cremos que a contribuição do PAPE (Programa de Ação Preventiva Escolar) é significativa pois possibilita ao homem uma exteriorização cada vez mais adequada do seu ser espiritual.

A Capelania Escolar, através da pessoa do Capelão Escolar, destina-se a  demonstrar com simplicidade, como a tarefa da ação espiritual na escola, pode trazer benefícios eternos para  a comunidade escolar e para toda sociedade .

Pastor Jean Carlos Marsan  
CAPELÃO ESCOLAR

A CAPELANIA ESCOLAR E SEUS OBJETIVOS

Repito aqui o que já disse anteriormente dada a relevância do conteúdo, e como um exercício de fixação de uma ementa tão contundente. Portanto, a Capelania Escolar, busca, na intimidade com Deus e na santidade da Palavra, ajudar os indivíduos a enfrentarem mais eficazmente os problemas da vida; promovendo encorajamento e fortalecimento do “homem interior”, a fim de encontrar soluções divinas para problemas tão humanos, gerados pelo pecado.
                Assistência e orientação espiritual:
      Educadores, Funcionários, Educandos e seus familiares.

      Interação e Comunicação Criativa:
Relativo às questões de ordem espiritual;
Relativo às questões éticas, valores e sentido da vida; 
Relativo às questões de caráter - pessoais e interpessoais.

        Aconselhamento em tempos de situações adversas que interferem na vida escolar:
Abuso, alcoolismo, ansiedade, armas de fogo, ataques de pânico, culpa, depressão, distúrbios alimentares, distúrbios do sono, drogas, dúvida espiritual, excesso de atividade e estresse no trabalho, gravidez indesejada, inferioridade, masturbação, obesidade, obsessões e compulsões, pais divorciados, perda pessoal, pornografia, pressão do grupo, promiscuidade e sexo pré-nupcial, raiva, revolta, solidão, violência doméstica, vícios em internet e jogos de computador, etc. 

        Capelania Preventiva e Educativa:
Ajudando na escolha da profissão, etc.
Cuidados para com a vida financeira, dado as interferências na gestão Escolar;
Cuidados para com a vida matrimonial, dado as interferências na gestão Escolar;
Encorajamento para decisões importantes;
Motivação quanto ao desenvolvimento do potencial criativo;
Orientação vocacional;
Promovendo a comunicação como forma de crescimento pessoal;
Traumas da vida e suas interferências no desempenho docente e discente;
Tarefas terapêuticas para problemas de inibição social, decorrentes de uma educação familiar deficiente e de experiências traumatizantes na escola.

PARA LER E PENSAR

É UMA QUESTÃO DE OLHAR

“Estou em pé em minha mesa, para me lembrar de que devemos constantemente olhar as coisas de uma forma diferente. Sabe, o mundo parece muito diferente visto daqui.

Quando vocês pensam que conhecem uma coisa, devem olhá-la de outra maneira, mesmo que isto pareça tolo ou errado.

Ao ler, não considerem apenas o que o autor pensa, mas também o que vocês pensam. Rapazes, vocês precisam se esforçar para achar sua própria voz, porque quanto mais esperarem para começar, menor será a probabilidade de achá-la. Thoreau disse:‘A maioria dos homens leva vidas de desespero silencioso’. Não se resignem com isso. Rompam!!!

Não andem por aí como pequenos roedores... Olhem à sua volta! Tenham ousadia para investigar e achar novos territórios”.

Discurso de Robin Willians como Prof. Keating,no Filme:

A Sociedade dos poetas Mortos